ALAGEV e Resorts Brasil realizaram encontros sobre ESG para gestores de eventos e resorts associados.
Foram 3 encontros chamados ESG Events Experiences.
O 1º encontro ocorreu no Hotel Rosewood, em Junho/22, São Paulo, a abertura contou com a apresentação de Alexandre Allard, idealizador do projeto Cidade Matarazzo, que iniciou com a construção do hotel Rosewood. O empresário francês ressaltou que a elaboração do empreendimento foi realizada de forma sustentável e valorizando as características, cultura e produtos brasileiros. “Devemos reduzir o impacto ambiental e juntar as empresas para trabalhar em conjunto. O sucesso desse hotel com o ESG vem da inovação e de entender os benefícios dessas estratégias para o mercado”, comenta o executivo.
O 2º encontro, em Agosto/22, o Cyan Resort by Atlantica recebeu os gestores de eventos e resorts associados, com um bate-papo sobre com Pedro Augusto, do Pacto Global.
O 3º e último encontro foi no Prodigy Santos Dumont, em Novembro/22 e contou com a presença da GOL para compartilhar suas ações.
Os encontros aconteceram no formato de World Café, baseado em diálogos colaborativos para co-construir soluções em ESG entre os participantes. Conduzido por Ana Paula Arbache, professora da Fundação Getulio Vargas (FGV) e CEO da Arbache Innovations, inicialmente alinhou o significado de ESG e diversas iniciativas em cada pilar. Com o tema do meio ambiente, o encontro debateu assuntos como a agenda da sustentabilidade, exploração da matéria-prima, redução de poluentes, desenvolvimento de políticas de proteção e investimento e cuidados com a natureza; já para o lado social levantaram questões sobre a preocupação com a segurança do trabalhador, remuneração adequada, mão-de-obra competitiva e atenção ao bem-estar do profissional. Para a governança, ressaltaram a transparência na apresentação de informações, equidade de gêneros, diversidade e representatividade no conselho administrativo das marcas.
“Antes, trabalhávamos com a promoção de resorts. Hoje, o termo ESG está bem disseminado e queremos fomentar ainda mais as questões sociais e o desenvolvimento na região dos resorts. O ponto principal é trocar experiência com os clientes sobre esses assuntos”, ressalta Ana Biselli, diretora executiva da Resorts Brasil.
“Os consumidores estão mais conscientes em suas tomadas de decisões e sabem o que é certo e o que é errado. Eles querem informações claras e buscam compartilhar suas experiências com empresas aliadas ao turismo sustentável. Para isso, é necessário entender a natureza do negócio e alinhar o propósito, estratégias e ações; além de estabelecer prioridades, factibilidade e indicadores de desempenho e retorno; fazer boas parcerias; inovar, entre outros pontos”, finaliza Ana Paula.
O objetivo foi debater os desafios e co-construir soluções ligadas ao ESG no setor. Ao todo, 136 pessoas participaram dos encontros.
Os eventos acima geraram uma série de insights e indicaram alguns possíveis temas prioritários que devem ser trabalhados pelo nosso setor. Desse modo, a Resorts Brasil lançou a Cartilha em ESG (faça o download aqui. – https://drive.google.com/file/d/1NL0eKjWTyjD8gY14QekztsSScAV2mmJl/view) , um resumo dos encontros para incentivar o setor a caminhar junto na na busca por mais e melhores práticas ligadas ao ESG.