Guia de Práticas ESG
Página inicial
Guia completo
Compartilhe
Mais

As práticas ESG em eventos e viagens corporativos

O World Café é uma dinâmica de gestão do conhecimento e propicia o aprendizado, o compartilhamento de conhecimentos e práticas entre seus participantes em um movimento coletivo, contributivo e integrador. A partir de temas escolhidos previamente, grupos de trabalho podem abordar considerações a respeito e trazer à tona a inteligência coletiva, adicionando conhecimentos, lições aprendidas e promovendo o aprendizado mútuo a respeito deles. Essa dinâmica oferece um modo eficiente para realizar coleta de dados e informações que permitem maior identificação de maturidade e efetividade em relação ao que está sendo abordado.

O World Café Hub ESG ALAGEV foi aplicado no dia 4 de agosto de 2022, por ocasião do lançamento do Hub ESG ALAGEV, em São Paulo. O evento foi promovido pela ALAGEV e estavam presentes associados de diversos segmentos que atuam em eventos e viagens corporativas.

O objetivo na aplicação da dinâmica foi de discutir as diretrizes ESG nesses segmentos e buscar conhecer as práticas realizadas, lições aprendidas, barreiras, riscos e oportunidades que estão inseridas nessa pauta.

Assim, foram elaborados quatro textos customizados abordando os macrotemas:

Tabela 1: Macrotemas abordados na dinâmica World Café ALAGEV.

Os textos ativam a inteligência coletiva e provocam a participação de todos. Para que isso ocorresse, foram organizados oito grupos de trabalho, sendo dois grupos para discussão de cada macrotema acima. Assim, os grupos de trabalho foram compostos por um número de participantes adequado, facilitando a contribuição de todos. Todos os participantes discutiram e analisaram todos os macrotemas. Isso permitiu a coleta de informações significativas que foram registradas neste guia. Em cada macrotema, foram indicadas cinco ações relacionadas aos Padrões GRI (Global Reporting Initiative) de Relatório de Sustentabilidade 2 .

Para que isso pudesse ocorrer, foi designado um anfitrião previamente preparado para cada grupo de trabalho, com a função de promover a discussão nos grupos e a organização dos registros. As instruções para o registro das informações estavam contidas no quadro Kanban adaptado e que segue abaixo:

 


O que já foi feito e gera ou gerou bons resultados?
FEITO
O que está sendo feito, mas ainda não há evidências de bons resultados?
SENDO FEITO
O que não é feito, mas deveria ser feito para que as práticas possam ser alinhadas aos negócios do setor?
NÃO É FEITO
Quais fatores que criam barreiras e impedem a implementação de boas práticas em nosso setor?
BARREIRAS

Quadro 1: Quadro Kanban Adaptado para o World Café ESG ALAGEV. Fonte: Equipe Técnica – Materiais World Café Hub ESG ALAGEV. Agosto de 2022 – São Paulo.

A dinâmica envolveu os participantes no evento, dando a eles um papel ativo nas discussões e no registro das práticas e, assim, engajando-os na evolução dos temas discutidos.

Após a dinâmica, os registros coletados foram classificados e analisados seguindo a matriz acima conforme cada macrotema. A partir disso, foi possível consolidá-los neste guia.

Os objetivos

Os conhecimentos e as análises presentes neste guia não têm a intenção de esgotar as discussões em relação às diretrizes ESG no segmento de viagens e eventos corporativos, uma vez que a complexidade inserida nessa agenda é evidente. No entanto, este guia oferece uma abordagem exploratória, legítima e contributiva que favorece a melhor compreensão de como as diretrizes e práticas em ESG estão sendo tratadas nesse contexto. Também busca contribuir para o entendimento de conceitos, práticas, oportunidades, riscos e barreiras presentes, trazendo, assim, um olhar mais estratégico e assertivo para organizações, líderes e profissionais que têm a intenção de inserir as diretrizes ESG em suas realidades, assim como promover a evolução e a tração dessas ações em contexto em que isso já é uma realidade.

As diretrizes ESG estão inseridas no chamado capitalismo de stakeholders, e o World Café ESG cumpriu claramente esse preceito, trazendo todos os envolvidos com viagens e eventos corporativos para ativarem a inteligência coletiva e fazerem parte da construção de uma agenda sólida, robusta e legítima juntamente ao Hub ESG ALAGEV.

Grupo de Trabalho: World Café Hub ESG

RESPONSÁVEL TÉCNICA:

Ana Paula Arbache​

Ana Paula Arbache é Pós-doutora em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Challenges of Leadership in Teams (2015), e em Leading Innovative Teams (2018)  Cambridge. Docente convidada dos cursos de MBA e Pós-MBA da Fundação Getúlio Vargas. Facilitadora da Global Alumni. CEO da HR Tech Arbache Innovations Brasil. Cofundadora do Hub ESG ALAGEV. Fundadora do Coletivo HubMulher. Membro do comitê de educação da Rede de Governança Brasil. Certificada em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP e Instituto Ser +. Editora, colunista e gestora do blog arbache.com/blog. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Pesquisadora e autora das obras:

  • A Educação de Jovens e Adultos numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001).
  • Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras (2010).
  • Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011).
  • Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012).
  • A crise e o impacto na carreira (2015).
  • O RH Transformando a Gestão – Org. (2018).
  • Carreira Feminina (2020).
  • Responsabilidade Social e Diversidade (2020).
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ana-paula-arbache-a7815b6a/
Plataforma Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769621Y7

EQUIPE DE APOIO

Giovana Jannuzzelli

Graduada em Direito, iniciou sua jornada no turismo há mais de 30 anos, sendo que nos últimos 15 anos no mercado de viagens e eventos corporativos, atuando em diversas áreas sempre com o background da excelência do atendimento japonês – omotenashi, que foi sua primeira escola, como comissária de bordo da JAL.

Atualmente é diretora executiva da ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas, onde realiza eventos e encontros para mobilizar e facilitar a conexão entre os associados e gerar engajamento em torno da construção em conjunto de soluções sustentáveis para o mercado de viagens e eventos corporativos. É intraempreendedora, com o olhar constante de geração de negócios para a Associação.

Faz parte do Comitê de Turismo da Fecomércio, do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC e da Câmara Brasileira da Indústria de Eventos. Recentemente passou a atuar na UNESCO-SOST TRANSCRIATIVA. A Cátedra de Sustentabilidade da UNESCO (UNESCO-SOST) é um centro internacional de excelência para a ciência da resiliência e sustentabilidade aplicada à transformação local e regional. Todo o trabalho congregará as oito frentes de atuação da UNESCOSOST e é mentora da

Lente de Conexão e faz parte do time de Transformação Criativa da Transcriativa, que é responsável pelo joint office e proprietária da Metodologia de Transformação Criativa educacar para Sustentabilidade e Criatividade e transformar pessoas, negócios e territórios de países de língua portuguesa.

Foi eleita dois anos seguidos (2021 e 2022) como uma das 100+ Poderosos do Turismo do Panrotas. Foi homenageada pela SKAL (2022) como uma das 13 personalidades e mulheres pelo seu papel de liderança no mercado de Turismo.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/giovana-j-75784b33/

Grace Cauzo

Grace é mãe da Julia de 3 anos e do Francisco 1 ano e 10 meses. Se considera mãe atípica, pois seu filho Francisco nasceu com uma doença rara e grave.

Executiva do mercado de turismo, batalha diariamente com a sua família para que exista mais inclusão e oportunidades de pessoas como seu filho. 

É Board Member na Pinguim Travel, pertencente ao grupo econômico do PinguimAPP, eleito como TOP 3 das Travels Tech da América Latina.

Membro no Conselho do HubMulher, coletivo voltado para o empoderamento feminino focado na ODS 5 da ONU, também é membro do Conselho da Casa Hunter e faz parte do Comitê de Inclusão ao Deficiente Físico no Grupo Mulheres do Brasil.

Cofundadora do HUB ESG da Alagev que nasceu com o DNA de desbravar as oportunidades que essas três letras transformadoras trazem para o setor de eventos e viagens corporativas.

É formada pelo IBGC como conselheira administrativa e de ESG.

Possui mais de 22 anos de experiência no mercado de turismo, atuando nos segmentos de eventos, viagens de incentivo, marketing e relacionamento com clientes..

Grace já exerceu cargos de gestão em empresas como TAM Linhas Aéreas, MSC Cruzeiros, G.I – Grupo de Incentivo (Grupo Águia), Stella Barros, Queensberry e na Startup Pinguim, e realizou grandes grupos de incentivo e eventos no Brasil e exterior.

LinkedIn:https://www.linkedin.com/in/grace-kelly-cauzo-34771214/

Sandra Veloso

Sandra Veloso é graduada em turismo pela USP e administração hoteleira pelo SENAC, buscou aprimoramento profissional realizando pós-graduação em Inteligência de Mercado na ESPM e CEAG – Curso de Especialização em Administração para graduados na FGV, além do MBA em Gestão Comercial na mesma instituição.

Desde 1995 pode desempenhar diversas funções em diferentes players do mercado de turismo: cias aéreas (American Airlines e Lan Airlines), agências de viagens corporativas (American Express, Alatur e Kontik), agências de marketing e eventos (MCI e Imaginadora) adquirindo uma visão ampla do mercado para atuar na gestão das 14 comunidades da ALAGEV – Associação Latino American de Gestão de Evento e Viagens Corporativas), contribuindo nas discussões e, principalmente, compartilhando as melhores práticas com o mercado.

Apaixonada por viagens (já visitou 50 países) e por trabalho voluntário, atuando há 8 anos na Cruz Vermelha de São Paulo, além de sempre realizar atividades sociais nas empresas que atuou, incluindo ajudar a construir sala de aula no Nepal.

Reconhecimentos recebidos: Prêmio Caio em Evento de Responsabilidade Social, Best in Class de personalidade do ano da TMC Brasil, Be the Change da ALAGEV

LinkedIn:https://www.linkedin.com/in/sandrafveloso/ 

[2] Global Reporting Initiative: A Global Reporting Initiative é uma organização internacional, sem fins lucrativos e pioneira no desenvolvimento de uma abrangente estrutura de Relatórios Sustentáveis e com credibilidade global (ARBACHE, 2022c).
COMPARTILHE ESSE CONTEÜDO

ESG em viagens e eventos corporativos

O E do ESG: A responsabilidade Ambiental em viagens corporativas e eventos

O S do ESG: A responsabilidade social em eventos corporativos e eventos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar você concorda com a nossa Política de Privacidade